segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

INFECÇÃO URINÁRIA NA GRAVIDEZ

Você sabia que infecção urinária é a terceira intercorrência clínica mais comum na gravidez?Principalmente no primeiro trimestre.

Você sabia que infecção no trato urinário é a segunda maior causa de morte do feto no primeiro trimestre da gravidez?

Mas por que isto acontece?

A disfunção ocorre por razões explicáveis: a presença de glicose na urina da mulher grávida aumenta devido às alterações hormonais que ocorrem nesse período, deixando a uretra um ambiente mais propício à proliferação de bactérias. 


Além disso, o hormônio progesterona, que oferece condições da mulher ficar grávida, relaxa os músculos da uretra, diminuindo a velocidade do fluxo da urina dos rins para a bexiga, aumentando os fatores favoráveis à proliferação de bactérias. Temos que lembrar também que durante a gestação a resistência da mulher fica mais baixa, sendo mais fácil o ataque de qualquer microorganismo.


Quais as formas de infecção urinária?

A forma menos agressiva da infecção urinária é a cistite, infecção da bexiga, e a mais grave é a pielonefrite, que acomete os rins. 


Quais os sintomas quando se esta com infecção urinária?


Dor e ardor ao urinar, sensação de desejo de urinar, vontade freqüente de urinar com pouca quantidade de xixi e mudanças no cheiro e na cor da urina.

Nos casos mais graves, os sintomas são náuseas, vômitos, febre, urina turva com odor, calafrios e uma dor intensa na região lombar (rins) ocorrem geralmente no último trimestre da gestação. 

Por que é tão sério infecção urinária na gravidez?


As toxinas liberadas pelas bactérias desse tipo mais grave de infecção urinária podem causar contrações do útero, levando ao trabalho de parto prematuro, abortamentos, hipertensão arterial, morte do bebê e até mesmo da mãe quando a infecção se torna severa e generalizada.


Além de alavancar os casos de aborto espontâneo, a infecção urinária (também conhecida como infecção do trato urinário ou ITU) aumenta as chances da mulher apresentar crescimento intra-uterino retardado e do bebê sofrer com problemas de baixo peso ao nascer

Como evitar infecção urinária na gravidez?

Procure beber bastante líquido durante todo o dia (de 1 a 2 litros). Outra recomendação é ir ao banheiro com freqüência, não segurando o xixi quando a vontade vier, principalmente depois das relações sexuais. É fundamental que a mamãe cuide bem de sua higiene pessoal, passando o papel higiênico de frente para trás.


Como é feito o tratamento medicamentoso?

O tratamento da infecção é feito com antibióticos. Ele deve ser indicado pelo médico para que não afete o desenvolvimento do bebê, pelo menor tempo possível, mas que seja um tempo seguro para um tratamento acertado e eficiente.

(fonte: guia do bebê uol)


Assim, a dica é:
  • Espalhe várias garrafinhas de água pela casa, assim não corre o risco de não beber água no dia várias vezes;
  • Tente separar garrafas de águas somente para você, por que desta forma você saberá exatamente quanto de água anda tomando no seu dia;
  • Consuma frutas ricas em água para ajudar, como por exemplo maçã ou melancia.
  • Pense no seu baby igualzinho a esse vídeo abaixo, imagine-se tomando água e ele na mesma felicidade do bebê do vídeo.


Um comentário:

Compartilhe conosco o que você achou!